![]() |
|||
Dezembro, 2007 |
90 |
||
Passo Fundo, RS
|
|||
Avaliação de impactos econômicos sociais e ambientais de algumas tecnologias geradas pela Embrapa Trigo
O processo de desenvolvimento de uma sociedade traz consigo necessidades de pessoas ou grupos, as quais se traduzem em demandas tecnológicas, gerenciais, sociais e políticas. Neste contexto a tecnologia é considerada ferramenta fundamental no desenvolvimento sócio-econômico-ambiental de uma sociedade, com importante papel estratégico.
A identificação das necessidades atuais, potenciais e futuras das demandas tecnológicas, sua priorização e transformação em tecnologia disponível e acessível, assim como a avaliação dos impactos econômicos, sociais e ambientais dessas tecnologias precedem a existência de mecanismos (estruturas, processos e instrumentos) que permitam o estreitamento entre as demandas e as ações de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), estabelecendo uma rede de comunicação/parceria entre os diferentes agentes das cadeias produtivas. Neste sentido, a Embrapa tem se preocupado em desenvolver e internalizar ao processo de P&D princípios de planejamento estratégico através de prospecção tecnológica, estudo de cadeia e mercado tecnológico, modelos de gerenciamento de pesquisa/agenda de pesquisa e planejamento, bem como, implementar atividades de monitoramento dos impactos das tecnologias desenvolvidas pela instituição. Busca-se que as ações de P&D sejam inseridas efetivamente no desenvolvimento regional e envolvam, na geração e validação, os próprios usuários das tecnologias, tornando a transferência das inovações um fluxo contínuo e interligado ao processo de P&D com impactos positivos a sociedade.
Considerando estes aspectos, a Embrapa Trigo tem desenvolvido suas pesquisas dentro de uma visão sistêmica possuindo amplo campo de atuação de pesquisa, abrangendo cereais de inverno (trigo, cevada, triticale, e centeio), foco principal de suas ações de pesquisa, e participando de parcerias em outros grãos (feijão, milho e soja), contribuindo no estabelecimento de sistemas de produção integrados verão/inverno para o alcance da competitividade dos cereais de inverno adequados às condições regionais.
A avaliação do impacto ou das conseqüências econômicas, sociais e ambientais decorrentes da adoção de tecnologias consiste em uma etapa importante dentro do ciclo de vida de um produto/tecnologia. Neste sentido, o presente documento apresenta estimativas de impactos econômicos, sociais e ambientais ex post, no período de 2000 a 2006, das seguintes inovações tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa Trigo: cultivares de trigo Embrapa lançadas após 1986; cultivar de cevada BR 195; sistema de rotação de culturas com pastagens anuais de inverno; e manejo integrado de pragas de grãos armazenados (MIPGRÃOS). O documento está estruturado em seis seções. Além desta introdução, apresenta-se, na seção a seguir, o referencial metodológico usado na elaboração das avaliações de impacto seguido pela apresentação da analise efetuada para cada uma das tecnologias referidas acima. Por fim, tecem-se algumas considerações finais.
1Pesquisador, Embrapa Trigo. Rodovia BR 285, km 294, Cx. P. 451, CEP 99001-970 Passo Fundo, RS, Brasil.
Documentos Online Nº 90
Publicações Online
Copyright © 2007, Embrapa Trigo