Dezembro, 2007
91
Passo Fundo, RS

 

Milípodes

Piolhos-de-cobra ou milípodes são diplópodes de hábitos alimentares facultativos entre saprófagos e fitófagos (Fig. 15). Por alguma razão ainda não bem explicada, nos últimos tempos, algumas espécies tem ocorrido em lavouras. Embora não haja uma evidencia direta de sua relação com o plantio direto, uma vez que surtos já foram constatados em lavouras de soja sob preparo convencional do solo, parece que a umidade do solo é um fator ambiental determinante para seu aparecimento em níveis mais elevados.

Existe muita carência de informações sobre espécies e bioecologia das mesmas. No Rio Grande do Sul, a espécie Julus sp. é muito conhecida pela sua ocorrência em hortas e jardins, sendo que Link & Link (2001) e Nakano & Marinho (2004) citam a ocorrência de seus danos em soja, em sistema de plantio direto. No Paraná, uma espécie de Julidae (Corso, 1991) e a espécie Plusioporus setifer (Domiciano & Fontes, 2001) foram constatadas danificando soja, também em plantio direto.

Tem-se observado que geralmente os piolhos-de-cobra habitam o sulco de semeadura, alimentando-se de sementes ou atacando as plântulas na região do colo. Há referências resultantes de experimentos (Corso, 1991; Domiciano & Fontes, 2001) e de observações práticas em nível de lavoura que o tratamento de sementes com carbamatos e fenilpirazóis oferece eficiente proteção à cultura da soja. Supõe-se que, da mesma forma, a pulverização destes inseticidas no sulco de semeadura seja eficiente.


 

Documentos Online Nº 91 Publicações OnlinePublicações Online