Dezembro, 2007
91
Passo Fundo, RS

 

Cochonilhas

Cochonilhas são hemípteros, portanto insetos sugadores, que formam grandes colônias de jovens (ninfas) e adultos sobre as plantas, depauperando-as pelas sucção contínua de seiva (Fig. 7).

Em soja, há muito tempo é referida a ocorrência, normalmente não em níveis de praga, da cochonilha-branca-da-raiz , citada como Pseudococcus sp. (Tonet et al., 2000) e (Dysmicoccus brevipes) (Sosa-Gómez et al., 2006). Este inseto se apresenta em infestações restritas a poucas plantas, que evidenciam sintomas de amarelecimento, murcha e mal desenvolvimento em situações de estresse hídrico para as plantas, passando desapercebido em situações normais.

A partir das últimas três ou quatro safras, têm aparecido com alguma freqüência porém em áreas restritas, infestações de cochonilha semelhante, na parte aérea das plantas de soja. Embora se possa afirmar que pertençam à mesma família, ainda se desconhece a taxonomia da espécie e sua relação com a cochonilha-branca-da-raiz.

Esta espécie que tem ocorrido na parte aérea aparece em manchas dentro de uma mesma lavoura, instalando-se na página inferior da folhas e nas partes inferiores da haste. Com a evolução da colônia, estabelecem-se praticamente em toda a planta, inclusive na região do colo. Seus danos podem ser severos, ao ponto de matar ou comprometer o crescimento e a produção das plantas. Em determinações em nível de lavoura, comparando-se plantas sob intensa infestação natural, estimaram-se perdas de até 80% no peso de grãos (Salvadori & Pereira, 2005). Observações de campo evidenciam que o controle via pulverização com inseticidas, devido a dificuldade de atingir adultos e ninfas, é pouco ou nada eficiente.


 

Documentos Online Nº 91 Publicações OnlinePublicações Online